Dermatite seborreica: é caspa? O que é? Entenda tudo!

Blog

L'Expert / Blog / Dermatite seborreica: é caspa? O que é? Entenda tudo!

Dermatite seborreica: é caspa? O que é? Entenda tudo!

como-acabar-com-a-caspa-melhores-dicas-de-tratamentos-caseiros

Dermatite seborreica: é caspa? O que é? Entenda tudo!

Você já ouviu falar em dermatite seborreica? Apesar do nome estranho, ela é muito mais comum do que você pode imaginar. Todas as dermatites são inflamações na pele que deixam ela vermelha, com coceira, pequenas bolhas e descamação. As dermatites podem aparecer ao acaso, em várias áreas do corpo e em qualquer idade.

As causas das dermatites podem ser várias: efeito colateral de algum remédio, contato com uma substância que cause alergia (como tecidos sintéticos, plantas, cosméticos, produtos de limpeza, etc.) ou até um simples arranhão. Mudanças bruscas nos hábitos podem desequilibrar o organismo e ocasionar uma possível dermatite, mas elas também podem surgir ocasionalmente, após muito tempo usando um mesmo produto (como um detergente, por exemplo). 

É importante estar atento: a pele expressa muito do que acontece dentro do nosso corpo!


A dermatite seborreica

A dermatite seborreica é um dos tipos de dermatite. Existem muitas: de contato, atópica, numular, herpetiforme, entre outras. A seborreica é aquela que acontece em locais da pele que possuem mais glândulas sebáceas - partes mais oleosas do corpo. Ela é muito comum no couro cabeludo e no rosto, principalmente nas sobrancelhas, cantos do nariz e orelhas. Ela é uma doença crônica, que tem momentos piores e melhores dos sintomas.

Mas qual é a causa da dermatite seborreica? Assim como todas as dermatites, as causas podem ser muitas, então não pode ser considerada uma causa só. A inflamação pode vir de dentro, com origem genética, ou pode ser causada por agentes externos, como estresse, alergias, baixa temperatura, excesso de álcool ou medicamentos e até excesso de oleosidade da pele. Além dessas causas, a presença do fungo Pityrosporum ovale também pode provocar a doença.

Não se preocupe: a dermatite seborreica não é uma doença contagiosa, não é perigosa, nem é causada por falta de higiene.

Os sintomas são diferentes em cada pessoa, mas normalmente são:

- Oleosidade na pele e no couro cabeludo;

- Caspa;

- Caspa mais amarelada, muito oleosa e com ardência;

- Coceira, que pode piorar ao coçar a pele;

- Vermelhidão;

- Possível perda de cabelo.

Fique atento aos sintomas, mas é sempre importante que qualquer diagnóstico seja feito por um profissional da área, um dermatologista que vai analisar o nível da sua dermatite e indicar os remédios apropriados.


Dermatite seborreica é caspa?

Mas, afinal, qual é a diferença entre dermatite seborreica e caspa? Elas são a mesma coisa? A resposta é não. Porque a caspa é apenas um dos sintomas da dermatite. A dermatite é a inflamação, a caspa é a descamação do couro cabeludo em escamas brancas - aquelas chatas, que às vezes caem em nossos ombros. Ou seja: você pode ter caspa, mas não ter dermatite seborreica, que é um estágio mais “avançado”, podemos dizer. A caspa é a dermatite seborreica do couro cabeludo, especificamente.

Existe muito tabu envolvendo a caspa. Todo mundo tem vergonha quando vê uns floquinhos brancos espalhados pela camiseta, não é mesmo? Mas ela não deveria ser tanto motivo de vergonha, já que é muito normal e acontece com grande parte das pessoas. Quem nunca teve que atire a primeira pedra!

Sem estresse: a caspa é muito normal e atinge cerca de 40% dos brasileiros.


Como tratar a dermatite seborreica

Ok, agora que você já entendeu tudo sobre o que é a dermatite seborreica é hora de saber como tratá-la. Lembrando que o diagnóstico e o tratamento com remédios sempre deve ser indicado por um profissional. Mas algumas atitudes simples no dia a dia podem ajudar a diminuir os sintomas, por exemplo:

- Evitar o uso de produtos de cabelo como pomadas e sprays e também chapéus e bonés;

- Não consumir muitos alimentos gordurosos e bebidas alcoólicas;

- Controlar os níveis de ansiedade e estresse;

- Vestir roupas que não retenham o suor, como aquelas feitas de tecidos sintéticos. A pele precisa respirar!

- Manter a pele hidratada com algum creme e beber muita água;

- Tomar banhos rápidos e não muito quentes;

- Retirar todo o xampu e condicionador do cabelo e sempre secar muito bem.

Além dessas mudanças de hábito, uma grande ajuda no tratamento da dermatite seborreica é a linha  Extra Life Purifying da marca PREVIA, que tem produtos especialmente formulados para ajudar a diminuir os sintomas da inflamação. Xô, coceira! Xô, caspa! Acesse nosso site para conhecer todos os produtos e encontrar aquele perfeito para você ou para suas clientes.

 

Veja também: