Shampoo: saiba como escolher e usar corretamente | L' Expert Cosméticos

Blog

L'Expert / Blog / Shampoo: saiba como escolher e usar corretamente

Shampoo: saiba como escolher e usar corretamente

Sem título-2

Shampoo: saiba como escolher e usar corretamente

A função do shampoo é limpar o cabelo removendo as impurezas, poluição e o excesso de oleosidade, sendo indispensável na manutenção da saúde dos fios e do couro cabeludo. Porém, sempre existem dúvidas a respeito de qual shampoo é o mais indicado, qual a frequência adequada de lavagem, quantidade correta de produto a ser aplicado, entre outras questões. Pensando nisso trouxemos algumas dicas que vão te ajudar a otimizar os benefícios e não desperdiçar o shampoo.

 

Qual shampoo devo escolher?

Assim como existem diversos tipos de cabelos, também existem shampoos específicos para tratar cada um, para cabelos secos, antioleosidade, anticaspa, pós química, etc. O ideal é conversar com um profissional cabeleireiro e encontrar a melhor opção para o seu tipo de cabelo, que às vezes pode ter mais de uma necessidade, sendo assim você pode alternar o uso de dois tipos de shampoos diferentes, para equilibrar as demandas dos fios e mantê-los sempre saudáveis.

 

Existe quantidade correta para aplicação?

Isso vai depender de muitos fatores, comprimento do cabelo, volume, espessura dos fios… No geral o recomendado é em torno de 10 ml de produto, que equivale a duas colheres de chá. Sobre a reaplicação do produto, existem opiniões divergentes, no geral é necessário realizar duas aplicações, a primeira elimina os resíduos e a oleosidade do couro cabeludo, e a segunda remove esses resíduos que migraram para os fios, e finaliza a limpeza. Porém, se o cabelo não for oleoso, a segunda etapa não se faz necessária.

 

Com que frequência deve ser feita a lavagem?

Lavar pouco o cabelo, pode deixá-lo com aspecto oleoso, porém a lavagem em excesso pode causar o mesmo problema devido ao efeito rebote. O recomendado é que a lavagem ocorra em dias alternados, mas assim como em todas as questões que envolvem cabelos, temos que levar em conta as diferentes necessidades do couro cabeludo e haste. Muito cuidado com shampoos de limpeza profunda pois quando utilizados com muita frequência podem ressecar demais os fios e estimular ainda mais a produção da oleosidade.

 

Anote essas dicas:

  • Além do shampoo, outros fatores também interferem no resultado da lavagem, a temperatura da água, por exemplo, quando muito quente pode danificar a estrutura dos fios e prejudicar o resultado da finalização. Experimente usar o chuveirinho para auxiliar no enxágue dos produtos, com isso você consegue diminuir a temperatura da água e direcionar o jato apenas para a região que deseja.

  • Para limpar bem os cabelos sem ressecar os fios, o shampoo deve ser aplicado massageando-se levemente do couro cabeludo até a metade dos fios, nunca faça o movimento de esfregar as pontas para não ocorrer o ressecamento.

  • Se você tem cabelos cacheados ou crespos, experimente as técnicas low poo e no poo que indicam o uso de pouco ou nenhum shampoo, já que esses tipos de cabelos sofrem mais com o ressecamento devido a dificuldade da oleosidade natural chegar até às pontas.

 

Em geral, não existe uma metodologia padrão que funcione igualmente para todos os tipos de cabelos, por isso é primordial conhecer os seus fios, testar o que funciona melhor para você, e principalmente buscar ajuda de um profissional para avaliar que tipo de shampoo o seu cabelo precisa.

 

Veja também: