Nutrição, Hidratação ou Reconstrução, qual eu preciso? | L' Expert Cosméticos

Blog

L'Expert / Blog / Nutrição, Hidratação ou Reconstrução, qual eu preciso?

Nutrição, Hidratação ou Reconstrução, qual eu preciso?

Sem título-1

Nutrição, Hidratação ou Reconstrução, qual eu preciso?

Cuidar dos cabelos requer disciplina e atenção, todos os dias os fios estão expostos à agentes agressores como o vento, sol, poluição, banhos quentes e ferramentas de calor (secador e chapinha). Para isso é necessário entender que tipo de máscara os seus fios necessitam no momento. Provavelmente você já ouviu falar sobre o cronograma capilar, a proposta é intercalar máscaras de Hidratação, Nutrição e Reconstrução, devolvendo aos cabelos os elementos perdidos no dia a dia.

As 3 etapas do cronograma capilar se complementam, porém é preciso entender que cada cabelo tem suas particularidades e os tratamentos precisam ser ajustados de acordo com a necessidade dos fios, e com os danos que ele sofreu. Vamos entender então, qual a função de cada tratamento, e como identificar qual delas o seu cabelo precisa!

Hidratação

Se o cabelo estiver opaco, ressecado e difícil de desembaraçar, é sinal de que está desidratado. Essa desidratação ocorre devido a ações externas, especialmente exposição solar e uso de  ferramentas de calor (secador e chapinha) que aos poucos vão retirando a água do interior dos fios. A máscara de Hidratação vai atuar na reposição hídrica, devolvendo o brilho e maciez. Os componentes hidratantes podem ser extratos vegetais de plantas ou frutas, pantenol, vitaminas, açúcares, entre outros.

Nutrição

Quando os fios estiverem com frizz e toque áspero, está na hora de investir em uma Nutrição. Ela é ideal para repor os lipídios da fibra capilar, compondo a camada de oleosidade natural dos fios, que deixa o cabelo macio, e protegido de agressões externas. Esta reposição de nutrientes também auxilia na retenção de água no interior dos fios, mantendo as cutículas seladas, e evitando o ressecamento.Os cabelos cacheados e crespos costumam demandar mais nutrição, já que a estrutura curvada dos fios pode dificultar que a oleosidade chegue até às pontas. Os componentes da nutrição são óleos ou manteigas vegetais e ceramidas. 

Reconstrução

Essa etapa é essencial para cabelos danificados, fracos e quebradiços, muitas vezes fragilizados por químicas ou excesso de secadores e chapinhas. A Reconstrução age repondo a proteína dos fios, em especial a queratina. Esse processo vai reparar a estrutura dos fios, atuando nas partes mais frágeis da fibra, evitando a formação de pontas duplas, tornando o cabelo mais resistente e prevenindo a quebra. A reconstrução é feita com máscaras que contém em sua formulação aminoácidos e proteínas.

Agora que você já sabe como identificar qual o tratamento que o seu cabelo precisa, é muito importante investir em tratamentos de qualidade. A marca PREVIA Natural Haircare possui fórmulas com princípios ativos naturais e orgânicos que vão te ajudar a manter a integridade e maciez dos seus cabelos, invista em uma beleza natural!

 

Veja também: