Como montar um salão do zero | L' Expert Cosméticos

Blog

L'Expert / Blog / Como montar um salão do zero

Como montar um salão do zero

Como montar um salão do zero

Como montar um salão do zero

Se você tem interesse em montar um espaço de beleza personalizado e que atenda da melhor maneira os seus clientes, o primeiro passo é entender que alguns passos precisam ser seguidos. Os salões de beleza e estéticas estão sempre em alta e a profissionalização do serviço é um dos mais promissores do Brasil. No entanto, é fundamental começar da forma correta para evitar dores de cabeça no futuro.

Quando se trata de salão de beleza, vários fatores precisam ser levados em conta, como localização, variedade nos serviços oferecidos, iluminação, gestão, mobília adequada, equipe, divulgação e vários outros elementos que não podem ser considerados meros detalhes. Eles precisam ser analisados separadamente e acredite, eles estão diretamente relacionados com o sucesso do seu negócio.

Veja por onde começar quando se trata de montar um salão do zero!

1 - A importância de um salão bem localizado

Principalmente no começo quando ainda não se tem uma clientela fidelizada, a localização é um diferencial extremamente importante. Fique atento ao fluxo de pessoas ou veículos (se este for o caso) que passam pelo estabelecimento. É uma galeria, fica dentro do shopping, na rua? O mais relevante é que esteja visível às pessoas e que haja também facilidade de acesso. Sem falar que um salão bem localizado é menos vulnerável em momentos de crise e retração de mercado.

2 - Ofereça uma larga variedade de serviços

É fundamental que você ofereça o máximo de serviços possíveis. Isto porque uma vez que o seu cliente precisa ir à concorrência para ser atendido, pode ser que ele não volte para o seu estabelecimento, certo?

Contrate profissionais adequados para funções distintas e específicas para cada atividade. De uma maneira geral, os clientes sempre desejam encontrar todos os serviços de beleza em um só lugar, seja pela praticidade de se evitar o deslocamento e também pelo conforto.

3 - Uma boa iluminação faz diferença

Uma iluminação adequada é o que permitirá o seu cliente ver e ficar satisfeito com o trabalho final da equipe do salão. Uma vez que estamos lidando com estética e imagem, é bom colocar este item como prioridade no projeto, não é mesmo?

4 - Mobília, circulação de ar, pintura e revestimentos

É preciso que os seus clientes se sintam acolhidos e confortáveis. Alguns procedimentos são demorados, as vezes os clientes levam acompanhantes e muitos aparelhos ligados ao mesmo tempo podem aquecer o ambiente ou deixar um cheiro forte. Por isso, como lidar com estas questões mais detalhadamente:

  • Utilize móveis apropriados e específicos para salões de beleza. É importante também que os seus funcionários estejam satisfeitos com a mobília, que deve ser usual e prática no dia a dia. Isto evita dores para as pessoas que ficam na mesma posição ou em pé muito tempo, por exemplo.
  • Muitos aparelhos ligados ao mesmo tempo como secadores e chapinhas podem aquecer o ambiente. Por isso, se o pé direito não for alto, invista em ventiladores, ar condicionado, coifas ou janelas maiores.
  • As cores utilizadas nas paredes podem criar um ambiente mais agradável. Cores neutras e mais claras ajudam a criar amplitude e refletir a iluminação natural.

5 – Invista em cursos para a sua equipe

No mercado da estética, as novidades não param. Sempre que possível invista em cursos ou workshops para toda a equipe porque esta é uma ótima opção para manter todos atualizados. Sem falar que pessoas bem preparadas e mais capacitadas trabalham e produzem mais. Clique aqui e confira nossos cursos.

Se você ficou com alguma dúvida, não deixe de comentar aqui com a gente!

Veja também: