Queda de cabelo, conheça as causas e tratamentos. | L' Expert Cosméticos

Blog

L'Expert / Blog / Queda de cabelo, conheça as causas e tratamentos.

Queda de cabelo, conheça as causas e tratamentos.

Sem título-2

Queda de cabelo, conheça as causas e tratamentos.

 

A queda de cabelo é um ciclo natural de renovação dos fios, durante as épocas mais frias do ano, como outono e inverno é comum perceber um aumento na queda, pois a raíz dos fios é menos irrigada por sangue e nutrientes. Considera-se normal a perda de em média 35-45 por dia, quando esta média é ultrapassada, é necessário investigar as causas.

De acordo com a Associação Brasileira de Cirurgia de Restauração Capilar a queda de cabelo atinge pelo menos 25% das mulheres brasileiras com 35 a 40 anos, e 50% das mulheres com mais de 40 anos. Existem inúmeros fatores que desencadeiam a queda de cabelo, e um diagnóstico preciso é essencial para recorrer ao tratamento mais eficaz.

Conheça as principais causas

Eflúvio Telógeno: caracteriza-se pelo aumento repentino na queda de cabelo, pode ser reflexo de algum agente causador de até 03 meses anteriores, como estresse, cirurgias, pós parto, infecções e pneumonias. Geralmente costuma cessar sem necessidade de um tratamento, mas quando ele se faz necessário, utilizam-se medicamentos e terapias como microagulhamento e laser.

Alterações na Tireóide: o funcionamento anormal da glândula (hipertireoidismo ou hipotireoidismo) pode desencadear a queda ou afinamento dos fios. O diagnóstico se dá através de exames clínicos e o tratamento é realizado com medicamentos, ou em casos mais graves, com cirurgia.

Estresse: uma rotina muito agitada, má alimentação e falta de sono trazem diversos impactos para o corpo humano e a queda de cabelo é um deles. Em casos extremos, o estresse pode desencadear um quadro de alopecia areata, onde a queda excessiva dos fios ocasiona “buracos” no couro cabeludo. Para reduzir o estresse é importante adotar algumas mudanças na rotina, boa alimentação, prática de atividades físicas e descanso, além de acompanhamento psicológico. 

Anemia: além do cansaço excessivo e palidez, a deficiência de ferro no organismo, também é causadora da queda de cabelo. Para solucionar o problema é necessário recorrer a uma alimentação rica em ferro e vitaminas, e mediante orientação médica, fazer o uso de reposição medicamentosa do mineral.

Uso de medicamentos: alguns medicamentos como os antidepressivos, anticoagulantes ou remédios para a pressão alta, podem ter dentre os efeitos colaterais, a queda de cabelo. É necessário conversar com o médico e avaliar a possibilidade da troca do medicamento.

Hábitos ruins: você já percebeu que existem inúmeras causas para a queda de cabelo, especialmente porque nosso corpo não funciona de forma compartimentada, ou seja, quando algo no organismo não está funcionando como deveria, isso reflete também na saúde dos fios. Dessa forma, maus hábitos como o tabagismo, prática de dietas restritivas ou má alimentação certamente trarão prejuízos.

 Além das causas relacionadas com a saúde e qualidade de vida, também é necessário atentar para o dia a dia dos cabelos. Usar escova ou pente inadequados para o seu tipo de cabelo, o uso excessivo de químicas ou ferramentas de calor (secador e chapinha), uso frequente de penteados que tracionam a raíz dos fios também são causas bem comuns da queda de cabelo.

O segredo é seguir uma rotina de cuidados com o corpo como um todo, por dentro e por fora. Nos cuidados com os cabelos, procure seguir as orientações de um profissional e invista sempre em produtos de qualidade, com base no diagnóstico personalizado para as necessidades dos seus fios.

 

Veja também: