Saiba como descobrir o seu tipo de cacho | L' Expert Cosméticos

Blog

L'Expert / Blog / Saiba como descobrir o seu tipo de cacho

Saiba como descobrir o seu tipo de cacho

tipos de cachos

Saiba como descobrir o seu tipo de cacho

Quando se trata dos diferentes tipos de cabelo, sem dúvida, as mulheres donas de madeixas cacheadas são as que tem mais dúvidas e questionamentos. Isso porque, existe uma classificação específica só para identificar os tipos diversos de cabelo cacheado, de acordo com o seu formato. Apesar de parecer complicado, a ideia por trás disto, é facilitar a vida das mulheres e profissionais de salões. Identificar o formato do cacho ajuda na hora de procurar a melhor forma de cuidar dos fios, quais são os produtos mais indicados e quais práticas devem ser adotadas no dia a dia para manter o cabelo sempre bonito e saudável. 

As principais características, o formato e quais são os recursos disponíveis, são dúvidas que quando esclarecidas facilitam bastante a rotina. Então, se você é profissional da beleza ou se você quer saber como melhorar a relação com o seu cabelo cacheado, anime-se! Vamos apresentar todas as características para que você possa descobrir qual o seu tipo de cacho.

Descubra qual é o seu tipo de cacho e cuide do seu cabelo para mantê-lo sempre saudável.

 

Quais são os tipos de cacho?

Os tipos de cabelo são divididos de 2 à 4, sendo o tipo 1 é aquele cabelo bem liso (sem ondulações) e o 4 o cabelo crespo, no estilo black power. Ainda existem subclassificações: A, B e C. Vamos a eles? 

Cabelo Cacheado Tipo 2 - Ondulado

Este tipo de cabelo não chega a formar um cacho e sim uma onda, ou seja, ela fica entre o liso e o cacheado.

Cabelo ondulado 

  • Tipo 2A: é o tipo mais próximo ao liso, com leves ondulações e pouco volume.
  • Tipo 2B: Apesar de ainda não formar cachos, as ondas são mais bem definidas e com mais frizz.
  • Tipo 2C: As ondas são mais marcantes e os cachos, quando se formam, são mais “abertos”e ainda em formato de “S”. Os fios são mais grossos e volumosos também.

Cabelo Cacheado Tipo 3 - Cacheado

Enquanto o tipo 2 tem um formato mais próximo do “S”, o tipo 3 já se parece mais com molas ou espiral, sabe? Na prática, este formato prejudica que a oleosidade natural das raízes cheguem até as pontas e, por isso, é necessário investir em frequentes hidratações para os fios. Quanto maior o comprimento, mais ressecadas as pontas serão.

Cabelos cacheados 

  • Tipo 3A: é um tipo de cacho próximo do ondulado, ou seja, o aspiral mais largo dos formatos.
  • Tipo 3B: os cachos são mais fechados e começam a se formar já da raíz, o que traz volume e muita definição das molas.
  • Tipo 3C: são cachos mais fechados e também com um fator de encolhimento maior. Este cabelo é naturalmente mais ressecado e a textura próxima a dos cabelos crespos.

Cabelo Cacheado Tipo 4 - Crespos

Este tipo de cabelo tem a estrutura mais fechada e são mais frágeis, quebrando com facilidade. Ao contrário do que se pensa, os cabelos crespos são bem finos e delicados.

Cabelos crespos 

  • Tipo 4A: com uma mola da espessura de um lápis, este tipo de cabelo é cheio de volume e bem enroladinho.
  • Tipo 4B: é um cabelo que não tem propriamente um cacho, e sim uma estrutura frisada, tipo a letra “Z”.  
  • Tipo 4C: os cachos são bem fechadinhos e por isso podem encolher mais de 75% do que o seu tamanho real.

 

Temos certeza que agora que você descobriu o seu tipo de cacho, ficou muito mais fácil cuidar das madeixas. Compartilhe com as suas amigas para que elas possam aprender também!