Blog

L'Expert / Blog / Vegano, cruelty free, orgânico ou natural: o que significa?

Vegano, cruelty free, orgânico ou natural: o que significa?

cosmetico_vegano

Vegano, cruelty free, orgânico ou natural: o que significa?

Quantas vezes, antes de comprar um produto de beleza, você olha o rótulo? Para quem é vegano, ou gosta de produtos mais naturais, talvez essa prática seja comum. Mas nem todo mundo presta atenção na composição dos produtos. Essa prática é essencial, afinal, produtos que interagem com sua pele e cabelos também são absorvidos para dentro de seu corpo e interferem na sua saúde. De um modo mais geral, todos os rótulos deveriam ser analisados, principalmente de alimentos, mas esse é outro assunto. 

Mas ainda que você analise o rótulo, com certeza vai encontrar muitos termos por lá que você nem imagina o que significam, não é mesmo? Nomes de produtos químicos, por exemplo, etc. Mas além disso, os rótulos também trazem informações que dividem os produtos em algumas categorias, são elas: veganos, cruelty free, orgânicos e naturais. Será que você sabe o que cada uma delas significa? Vamos entender um pouco!

 

Vegano

Cosméticos veganos são todos aqueles que não possuem nenhum tipo de ingrediente de origem animal na sua composição, como leite, cera de abelha, lanolina, colágeno, entre outros. Além disso, o cosmético vegano também não faz nenhum teste em animais, ou qualquer tipo de exploração e crueldade contra eles - porque, sim, isso é muito comum na indústria da beleza, infelizmente. Ou seja, se uma pessoa é vegana, além de não comer nenhum alimento de origem animal, ela também não utiliza nenhum produto que provenha dessa origem, prezando sempre pela saúde e bem-estar dos animais.


Orgânico

Um cosmético orgânico se preocupa em ser ecologicamente correto e socialmente justo. Ele possui, no mínimo, 95% de matérias-primas orgânicas, que são cultivadas sem ação de agrotóxicos e fertilizantes químicos e respeitando o meio ambiente. Você já viu o setor de orgânicos da feira? Então, os ingredientes dos cosméticos orgânicos são provenientes desse mesmo tipo de produção.

 

Natural

Já o cosmético natural é um pouco diferente. Ele deve conter, no mínimo, 5% de ingredientes orgânicos e 95% de ingredientes naturais, além de não conter nenhum tipo de aditivo químico na sua composição (como derivados do petróleo, propileno, amônia, silicone, parabeno, entre outros muito comuns na maioria dos produtos de beleza). 

Eles são muito parecidos com os orgânicos, mas tem essa grande diferença que é o uso principal de substâncias encontradas na natureza que possuam atividade biológica ou farmacológica. Para facilitar sua vida, existem siglas que podem ser encontradas nos rótulos para identificar se aquele produto é natural ou orgânico: procure por IBD, ECOCERT ou AIAB..

 

Cruelty Free

Do inglês, esse termo significa “livre de crueldade” e costuma vir junto do símbolo de um coelhinho - isso porque o coelho é um dos animais mais usados em testes. Se o seu produto tem esse selo, isso significa que ele não é testado em animais e você pode ter a consciência tranquila de usá-lo. Mas isso não significa que ele não possa ter ingredientes de origem animal na sua composição, hein! Um tanto contraditório, sim, mas é bom ficar atento. Ou seja: nem todo produto cruelty free é vegano. Sempre leia o rótulo!

 

Veja também: