Blog

L'Expert / Blog / Manual do cabelo bonito: 8 passos para um couro cabeludo saudável

Manual do cabelo bonito: 8 passos para um couro cabeludo saudável

lexpert

Manual do cabelo bonito: 8 passos para um couro cabeludo saudável

Quem nunca quis ter um cabelo daqueles de novela? Ou de propaganda de shampoo? Se você pensa que isso é algo muito distante, que só pode ser conquistado com cuidados diários em salão de beleza, ou que é coisa de gente rica & famosa, você está muito enganado! O segredo do couro cabeludo saudável e dos fios bonitos está em pequenos cuidados diários que, quando somados, garantem esse aspecto de cabelo tratado e bem cuidado em salão. Com as dicas e os produtos certos você vai arrasar com seu cabelo por aí!

01) Quando é o momento certo pra lavar?
Se você fica na dúvida quanto a lavar seus cabelos todo dia, ou dia sim dia não, a gente tem a resposta: depende do seu tipo de cabelo! Cabelos oleosos devem ser lavados dia sim, dia não. A oleosidade é importante para manter o couro cabeludo saudável, mas oleosidade em excesso pode provocar descamações e caspa. Cabelos normais podem ter intervalo de um dia e os secos podem ser lavados 3 vezes na semana. 

02) Use shampoo adequado a necessidade do seu couro cabeludo e retire bem o condicionador!
É importantíssimo usar um shampoo que seja adequado a necessidade do seu couro cabeludo e que tenha uma composição mais limpa e suave, isso vai prevenir danos aos fios e manterá o equilíbrio da pele do couro cabeludo. O enxágue deve ser feito com água fria ou morna (nunca quente!) e o condicionador deve ser retirado por completo dos fios, caso contrário, eles ficarão sujos rapidamente e com aspecto pesado e oleoso.

03) Água quente nos cabelos, jamais!
Como falamos no tópico anterior, evite lavar seus cabelos com água quente. Sabemos que um banho quentinho é tudo de bom, ainda mais no inverno, mas o couro cabeludo detesta água quente, principalmente pra quem tem problemas com oleosidade ou caspa. Além disso, a água muito quente também pode ressecar os fios.

04) Não esfregue sua cabeça com as unhas!
Na hora do esfrega-esfrega com shampoo, não use suas unhas! Isso vai estimular as células a produzirem mais sebo e também pode causar pequenas feridas e consequentemente provocar infecções no couro cabeludo. O ideal é lavar massageando gentilmente com as pontas dos dedos que é a forma que você vê sendo feita em salões de beleza. 

05) Use produtos condicionantes apenas no comprimento e nas pontas!
Sabia que a caspa também pode surgir pelo uso errado de máscaras e finalizadores? Por terem um super poder de hidratação, eles podem deixar sua raiz muito mais oleosa do que o normal - coisa que a gente já aprendeu que causa caspa. O efeito é parecido com o da pele: se houver muita oleosidade e restos de produtos, os poros irão entupir e isso pode resultar em queda de cabelo e caspa.

06) No couro cabeludo: só shampoo, nada mais!
Como já falamos, nada de condicionadores, máscaras ou finalizadores na raiz, combinado? O couro cabeludo é o local onde fica acumulada a oleosidade e, por isso, ele deve ser limpo apenas com shampoo.

07) Proteja seu couro cabeludo do secador e da chapinha!
Cuidado com o calor extremo! Assim como a água quente faz mal, o calor da chapinha e do secador também fazem. Para a proteção da haste aposte em produtos como protetores térmicos ou leave-ins adequados a necessidade do seu fio. Mas e para as raízes? A solução é tomar cuidado! O recomendado por dermatologistas é manter o secador a uma distância mínima de 20 centímetros da raiz e a chapinha a cerca de um centímetro e meio do couro cabeludo. E, sempre que puder, deixe seus cabelos secarem ao natural.

08) Sua alimentação tem grande influência nos fios!
Não adianta tomar todos os cuidados, mas não tomar água! Uma alimentação saudável e o consumo diário de água tem total influência na saúde do seu corpo e, consequentemente, na saúde dos seus fios. O cabelo, assim como a pele e as unhas, mostram muito sobre a nossa saúde. Uma dieta rica em aminoácidos e proteínas (carnes, ovos, soja, lentilha) estimula o crescimento forte dos cabelos; o zinco (nozes, frutos do mar, gérmen de trigo e levedo de cerveja) ajuda o cabelo a crescer e reduz a oleosidade; e o ômega-3 e ômega-6 (óleo de linhaça e de peixe) ajudam na hidratação. A saúde vem de de dentro pra fora!

Além de todos esses cuidados é sempre bom lembrar que couro cabeludo e haste devem ser tratados com produtos específicos às necessidades que apresentam no momento. A marca PREVIA Natural Haircare desenvolveu fórmulas com princípios ativos naturais e orgânicos que vão ajudá-la a manter a saúde do couro cabeludo e devolver brilho, maciez e radiância a haste. Que tal mudar seus hábitos? Cuide de você!

Veja também: