Shampoo que faz pouca espuma, limpa? | L' Expert Cosméticos

Blog

L'Expert / Blog / Shampoo que faz pouca espuma, limpa?

Shampoo que faz pouca espuma, limpa?

Shampoo Purifying 1

Shampoo que faz pouca espuma, limpa?

Segundo o dicionário, o shampoo é um preparado saponáceo utilizado na limpeza do couro cabeludo e cabelos. Mas, além de ser um agente de limpeza cosmético, também confere características agradáveis aos fios.

Até a metade dos anos 30 os cabelos eram lavados com sabão em barra, o que era insatisfatório pois a alta alcalinidade deixava os cabelos opacos e endurecidos.

Foi somente no final dos anos 30 que as primeiras fórmulas dos shampoos surgiram e que tinham além da função primária, que era a limpeza, uma função secundária que poderia ser farmacológica e medicamentosa.

Foi então que mais tarde, na década de 50, com o surgimento das propagandas de shampoos, a formação de muita espuma ficou associada a sinal de limpeza, porém, isso não é verdade. O agente responsável pela formação da espuma em abundância é o sulfato e seus derivativos, e sua função é apenas complementar a fórmula dos produtos já que outros agentes também cumprem a função de higienização dos fios. Lembre-se um shampoo que faz pouca espuma pode limpar até mais do que um que produz espuma em abundância.

A sujidade dos cabelos é caracterizada pela presença de partículas de poeira, suor, células de descamação do couro cabeludo, restos de produtos cosméticos e do próprio meio ambiente. Os cabelos quando sujos perdem o brilho, tornam-se rebeldes e com odor desagradável.

No entanto, o uso excessivo de shampoos com a função de limpeza profunda, removerão por demasiado a oleosidade natural produzida pelo manto hidrolipídico, que tem a função fisiológica de proteção e lubrificação do couro cabeludo e por consequência poderão estimular ainda mais sebo e também o ressecamento dos fios.   

Hoje existem marcas que oferecem shampoos com fórmulas naturais e de alta performance tecnológica que limpam com delicadeza e suavidade sem agredir o couro cabeludo. Um produto só é natural se contém substâncias de origem vegetal seguras e não agressivas a saúde humana e ao meio ambiente.

Acredite na beleza natural!