Os benefícios da argila | L' Expert Cosméticos

Blog

L'Expert / Blog / Os benefícios da argila

Os benefícios da argila

argila beneficios

Os benefícios da argila

A argila foi uma das primeiras formas de medicina natural conhecida pela humanidade e era utilizada pelas civilizações antigas como medicamento, principalmente na cura de ferimentos.

A argila vem de um lento e demorado processo da degradação das rochas em minerais muito pequenos podendo variar em composição com índices diferentes de titânio, magnésio, cobre, zinco, alumínio, cálcio, potássio, níquel, manganês, lítio, sódio e ferro. Cada tipo varia em coloração e composição mineral, sendo especificamente indicada para diferentes tipos de peles, organismos e problemas a serem resolvidos.

Sua coloração varia entre verde, preta, cinza, branca, vermelha, amarela e marrom e os tratamentos oferecidos vão desde terapias e detox capilares até máscaras faciais adstringentes ou hidratantes.

A terapia capilar com uso de produtos formulados a base das argilas verde e branca são indicadas em vários tratamentos para as anomalias do couro cabeludo, dentre elas, hipersensibilidade, caspa seca, seborreia e descamações.

A argila verde é a mais conhecida entre todas e também é a que possui mais diversidade de elementos. Por ter um pH neutro, tem grande função absorvente, combate edemas, é secativa, emoliente, antisséptica, bactericida, analgésica e cicatrizante. É amplamente indicada e utilizada nas terapias capilares pois ajuda no combate da oleosidade excessiva, oxigena as células, esfolia suavemente, promove a desintoxicação e regula a produção do sebo.

Já a argila branca que tem o pH muito próximo ao da pele e por esta razão é a mais suave de todas, atua na absorção da oleosidade sem desidratar o couro cabeludo, suaviza, cicatriza e tem papel fundamental na reconstituição dos tecidos cutâneos. Esse tipo de argila pode ser usado no cabelo saudável ou danificado, age na oxigenação do bulbo e no crescimento dos fios, além de ter função desintoxicante e bactericida.

É fundamental e importante que você escolha produtos que utilize em sua fórmula argilas naturais e com poucos agentes externos possíveis, como a presença de corantes ou outros compostos químicos e com isso minimize os riscos para sua saúde, a saúde da sua família e para o meio ambiente.