Óleo de argan, um elixir raro e poderoso!

Blog

L'Expert / Blog / Óleo de argan, um elixir raro e poderoso!

Óleo de argan, um elixir raro e poderoso!

óleo de argan

Óleo de argan, um elixir raro e poderoso!

O óleo de argan é extraído da semente do fruto da Argania Spinosa, conhecida como Árvore da Vida pelos povos indígenas do norte da África.

Uma árvore espinhosa que cresce exclusivamente no sudoeste do Marrocos, na planície de Souss, onde existem aproximadamente 21 milhões de árvores. Por ser uma espécie rara, e ameaçada de extinção a “Floresta de Argan” foi declarada Reserva Internacional pela Unesco em 1999.

A coleta das nozes que se transformarão no óleo é feita com a ajuda das cabras que sobem nas árvores para se alimentarem dos frutos.

A técnica de extração do óleo é a mesma há séculos, manual e tradicionalmente feita pelas mulheres marroquinas. As sementes após secadas ao sol, são esmagadas e prensadas em um moinho de pedra de onde se extrai o óleo. São necessários 30 quilos de sementes e aproximadamente 15 horas de trabalho para produzir apenas um litro do óleo.

É considerado um produto raro e pode ser usado no cabelo, na pele e até na culinária e em todos os casos traz benefícios. Tem propriedade hidratante, antioxidante, anti-inflamatório, cicatrizante e protetor solar.

No cabelo, apenas 3 gotas são suficientes para garantir uma hidratação profunda em fios ressecados. Rico em vitamina E, age como reparador da fibra, recuperando a elasticidade, o brilho e também evitando a queda. Também estimula a circulação no couro cabeludo o que evita a queda, tem efeito antifriz e é indicado para cabelos processados quimicamente.

Para a pele, graças ao seu poder hidratante, pode ser utilizado para tratar queimaduras, na prevenção das rugas, como cicatrizante e antisséptico. Devido a presença da vitamina E tem alta ação antioxidante, por isso é indicado contra o ressecamento e envelhecimento da pele, aumentando a nutrição e oxigenação das células e pode ser usado no tratamento de acnes, eczemas, estrias e reumatismo.

Há inúmeras vantagens em utilizar o óleo de argan, porém lembre-se de sempre olhar a composição. Desconfie de supostos produtos que são oferecidos a preços muito baixos pois na maioria da vezes são diluídos ou complementados com conservantes que podem trazer malefícios a sua saúde.