Desafio: Como Manter a Equipe do Salão Motivada?

Blog

L'Expert / Blog / Desafio: Como manter a equipe do salão motivada?

Desafio: Como manter a equipe do salão motivada?

Desafio-Como-manter-a-equipe-do-salao-motivada

Desafio: Como manter a equipe do salão motivada?

Entenda como é possível ter uma equipe sempre motivada!

Um ambiente de trabalho agradável contribui para a realização das suas tarefas e cumprimentos dos prazos, fazendo com que os colaboradores se sintam seguros e motivados.

Pode parecer apenas um detalhe, mas isso reflete diretamente nos bons resultados para todas as partes envolvidas no negócio. Para fazer isso acontecer é preciso empenho, mas saiba que existem várias maneiras de manter a sua equipe sempre feliz e motivada.

Na área da estética não é diferente, pois os colaboradores estão sempre em contato direto com os clientes, e por isso manter toda a equipe motivada é ainda mais importante. Sem falar que equipe desmotivada contribui na alta rotatividade dos funcionários, sendo que neste caso todos saem perdendo: clientes que já se acostumaram com o serviço de algum colaborador, o dono do salão por conta dos gastos envolvidos em demissão e contratação e a diretoria, que deverá sempre se adequar a novas estratégias.

Pronto para aprender mais sobre este assunto? Veja agora as melhores formas para manter a sua equipe motivada sempre!

Mantenha os profissionais sempre atualizados!

Existem várias formas para você conseguir manter a sua equipe de profissionais sempre antenada nas novidades, principalmente  no mercado da beleza, onde coisas novas surgem o tempo todo, não é mesmo? Então compre revistas especializadas, livros, publicações e ajude-os a acompanhar e a entender melhor todas as tendências, lançamentos de produtos e novas técnicas.

Além disso, contratar um especialista da área para fazer uma consultoria ou dar workshops para toda a equipe é sempre uma ótima opção de manter todos atualizados. Uma informação que faz toda a diferença: pessoas bem preparadas e mais capacitadas trabalham e produzem mais.

Incentive o diálogo e a transparência!

Diferente do que um chefe autoritário que delega funções, seja um líder que sabe ouvir os funcionários. Para que isto aconteça, siga estas 5 dicas rápidas:

  • •Incentive o diálogo e a transparência no ambiente de trabalho;
  • •Compartilhe responsabilidades e explique os motivos e os objetivos das funções atribuídas;
  • •Explique as metas e os resultados previstos para que todos entendam a importância do trabalho de cada um;
  • •Faça reuniões periódicas para colher sugestões e implementar melhorias de acordo com as necessidades dos seus funcionários;
  • •Deixe claro assuntos como planos de carreira dentro do salão e, se possível, dê exemplos de funcionários mais antigos que alcançaram grandes conquistas.

Estimule bons resultados!

Pagar salário em dia (e se possível acima da média), conceder benefícios, bonificações de final de ano, premiações individuais, comissões e, prever um plano de carreira são fundamentais para reter um bom profissional na equipe.

Dar uma parte do lucro da empresa à equipe pode ser uma alternativa mais econômica do que pagar altos salários. Além disso, essa prática transmite reconhecimento profissional e o pagamento fica compatível com os resultados financeiros da empresa.

Ações para motivar os colaboradores!

Uma equipe em sintonia constrói naturalmente um ambiente agradável e alegre, onde todos se sentem à vontade para compartilhar experiências e ajudar uns aos outros.

Então, estimule ações como almoço em equipe, aniversariante do mês ou um dia de descontos especiais para familiares dos funcionários. Essas medidas são ótimas, divertidas e criam laços mais fortes entre toda a equipe  do salão.

Gostou das dicas? Tem dúvidas ou sugestões? Compartilhe conosco nos comentários!