Cabelos crespos e cacheados: uma incrível oportunidade de mercado!

Blog

L'Expert / Blog / Cabelos crespos e cacheados: uma incrível oportunidade de mercado!

Cabelos crespos e cacheados: uma incrível oportunidade de mercado!

Cabelos crespos e cacheados: uma incrível oportunidade de mercado!

Cabelos crespos e cacheados: uma incrível oportunidade de mercado!

Leve, sensual, exuberante, poderoso, mas também difícil e muitas vezes impossível de “controlar”, estamos falando dos cachos... Mas, com a ajuda de um bom corte que leve em conta a forma e o comprimento, e o uso regular de produtos específicos que respeitem a fisiologia particular do cabelo, ao mesmo tempo que devolvem a hidratação e o controle, acredite, é sucesso certo se especializar e investir nesse mercado.

Um relatório do Google Brand Lab revelou um aumento de 309% no interesse por cabelos afro entre os anos de 2016 e 2017. Esse crescimento fez com que as pesquisas por cabelos cacheados ultrapassassem pela primeira vez a busca por cabelos lisos.
Outro dado que aponta o relatório é a aproximação entre o movimento de fortalecimento da identidade negra e o do consumo consciente. Hoje vemos marcas já preocupadas em agregar estes dois fatores: produtos exclusivos para cabelos cacheados e veganos, cruelty free, naturais e orgânicos.

 

Ao contrário do que se pensa, os cabelos cacheados e crespos são finos e frágeis por natureza.

Quanto mais estreito é o cacho, maior a tendência de o fio ser fino e maior a dificuldade de a oleosidade natural chegar até as pontas, o que vai provocar ressecamento e frizz. A variedade de tipos e texturas dos fios demanda abordagens diferentes para o corte, lavagem e finalização.

 

Ao executar um corte em clientes cacheadas, faça-o com os cabelos secos, jamais úmidos ou molhados pois especialmente esses fios ao secarem ficam diferentes, encurtam, mudam a forma e o volume. Corte o cabelo seco, depois lave e se for necessário faça um ajuste fino. Tenha em mente que camadas desconectadas tiram o volume e dão um caimento natural. Uma dica, você pode deixar a parte de trás do cabelo mais repicada e a parte de cima cortada em camadas, isso vai conferir leveza e balanço aos cachos.

Na hora de lavar, aplique o shampoo e massageie a raiz do cabelo sem esfregar o comprimento e pontas para não embaraçar e levantar as camadas das cutículas. A escolha do shampoo é muito importante, utilize fórmulas gentis e naturais e que sejam ricas em princípios ativos emolientes e nutritivos como por exemplo, os produtos da linha Luscious Curlfriends da marca Previa, que oferece uma gama profissional completa e especialmente pensada para o tratamento destes fios. Sua fórmula faz uso de princípios ativos vegetais como aloe vera, óleo de macadâmia, proteínas da soja e do trigo que são ideais para satisfazer as necessidades de um público com fios tão especiais.
Deixe para desembaraçar os fios somente quando estiverem com máscara ou condicionador, use um pente largo preferencialmente de madeira. Jamais passe máscaras na raiz e enxágue muito bem os fios.

Para secar use uma toalha macia e vá espremendo os fios devagar sem esfregá-los.

Aplique um leave-in ou um ativador de cachos, e para modelar garantindo máxima definição sugerimos a técnica “fitagem”. Para quem ainda não conhece, funciona assim, com o cabelo úmido, divida-o em mechas e em cada uma, passe uma pequena quantidade de produto deslizando os dedos pelos fios e separando-os em fitas. Depois amasse levemente as mechas com as mãos.

 

Caso a cliente tenha a intenção de mudar a cor dos fios, sugira fazer isso de forma parcial, com a aplicação de luzes ou mechas. Como os cabelos cacheados são por natureza mais secos, aplique a química em no máximo 40% do cabelo. Você pode utilizar de 2 a 3 tons de cores diferentes criando um resultado mais harmônico sem prejudicar demais a saúde dos fios. Para um efeito mais natural faça as mechas mantendo uma distância de pelo menos uns 2 centímetros da raiz.

Não esqueça de considerar que a definição é uma grande preocupação da cliente cacheada e a amônia presente nos descolorantes e colorações dilatam e expandem a cutícula para alterar os pigmentos naturais da cor do fio e com isso aumentam o ressecamento o que por consequência deforma ainda mais o cacho. Porém hoje, existem alternativas de produtos que são mais adequados a este tipo de fio como o pó descolorante Bleach da marca Previa Haircare. Um produto inovador, com muita tecnologia, pouco agressivo e que garante clareamentos rápidos e seguros possibilitando a aplicação das mais modernas técnicas de clareamento. Confira na imagem acima o resultado do trabalho executado pelo hair stylist @migueldebiaso no cabelo da bela @jamily_1206 com make de @leandrofreitaz utilizando os produtos da marca.